¿QUIÉNES SOMOS?
Asociación Española para la Conservación y el Estudio de los Murciélagos
SECEMU
A Associação Espanhola para Conservação e Estudo dos Morcegos (SECEMU) é uma associação governamental sem fins lucrativos que reúne pessoas interessadas na realização de estudos e desenvolvimento de actividades de conservação de morcegos em Espanha, promovendo de forma especial a sua protecção.
A SECEMU foi fundada no ano de 1989 e inscrita no Registo Nacional de Associações em 1991 com o número 90.757.
ONDE ESTAMOS
Museu de Ciències Naturals de Granollers
Avenida Francesc Macià, N.º 51, 08402 Granollers (Barcelona)
Junta Directiva (2026-2029)
Elena Tena
Elena é Doutorada em Biologia pela Universidade Complutense de Madrid. Realizou a sua Tese sobre a distribuição dos morcegos da Espanha Central através de amostragens acústicas e as suas aplicações para a conservação. Após a sua etapa como investigadora pós-doutoral na Estação Biológica de Doñana (EBD-CSIC), atualmente coordena o Atlas e Livro Vermelho dos Morcegos de Espanha.
Sócia da SECEMU desde 2014, foi vogal da Direção (2021-2025) e integra as comissões Web e de Resgate. Além disso, coordena o grupo de trabalho Rhinolophus mehelyi. O seu trabalho incorpora a investigação aplicada à conservação conjugada com uma sólida dedicação à educação ambiental.
Roberto Hermida
Roberto é Doutorado em biologia e membro fundador de Morcegos de Galiza e da Associação Galega de Custodia do Território. Participou em numerosos projetos de estudo, conservação e divulgação de morcegos, principalmente no Noroeste Ibérico. Sempre defendeu o papel de destaque que o setor terciário deve desempenhar na conservação da natureza e a criação de espaços formativos para o estudo dos morcegos.
Maria Mas Navarro
Maria Mas Navarro é licenciada em Biologia pela Universidade Autónoma de Barcelona e mestre em Biodiversidade pela Universidade de Barcelona, na qual estudou a estruturação vertical das comunidades de morcegos insectívoros do centro do Amazonas. Faz parte da equipa de investigação de quirópteros do Museu de Ciências Naturais de Granollers, onde desenvolve projectos sobre a conservação e dinâmica das populações de morcegos. Actualmente está a realizar a sua tese de doutoramento sobre a relação entre zonas húmidas e morcegos.
David López-Bosch
David atualmente está a realizar o seu doutoramento no Grupo de Investigação em Biodiversidade e Bioindicadores (do Museu de Ciências Naturais de Granollers) e na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB). Atualmente, trabalha na utilização de dados de ciência cidadã de morcegos através da plataforma www.quiropteros.org por forma a contribuir para o estado de conservação de diversas espécies europeias, bem como no uso de dados acústicos no desenvolvimento de bioindicadores de habitat. Os seus principais interesses de investigação incluem a conservação de espécies, a gestão e restauração de espécies e habitats, a comunicação científica e a ciência cidadã.
Silvia Mª Cabezas León
Silvia é bióloga (membro do Colégio Oficial de Biólogos de Andaluzia nº 2395) com mais de 17 anos de experiência em Consultoria Ambiental. No ano de 2013, fundou a empresa Datum Ambiental, S.L., e nesse mesmo ano elaborou o seu primeiro estudo sobre morcegos.
Desde 2021, é sócia da SECEMU, onde integra as Comissões de Divulgação e Resgate, e, desde outubro de 2023, trabalha na TRAGSATEC no apoio à Coordenação do Atlas e Livro Vermelho dos Morcegos da Espanha.
Vogal da Direção de Governo do COBA e membro das Comissões de Meio Ambiente, tanto a nível regional (Andaluzia) como nacional (CGCOB). Nesta atividade colegial realiza, entre outras tarefas, a redação e fundamentação de alegações à legislação Nacional e Autonómica, bem como a sua defesa parlamentar nesta última.
Paulo Barros
Paulo é técnico e Investigador do Laboratório de Ecologia Fluvial e Terrestre da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Portugal). Participou no Atlas dos Morcegos de Portugal, no Atlas e Livro Vermelho de quirópteros de Espanha e foi Coordenador Regional do grupo de Quirópteros do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal. Desde 2003 dedica se ao estudo da fauna, com especial interesse na ecologia, biologia e conservação dos morcegos. O seu trabalho abrange numerosos projetos Nacionais e Internacionais, investigação, supervisão de trabalhos académicos, bem como sensibilização e divulgação sobre estes fascinantes animais.
Sonia Sánchez Navarro
Sonia é licenciada em Ciências Ambientais (UHU), Mestre em Biodiversidade e Biologia da Conservação (UPO) e atualmente está a realizar a sua Tese de Doutorado sobre morcegos e parques eólicos na UPO, em colaboração com a EBD-CSIC. Possui uma empresa de consultoria especializada em morcegos, na qual realiza trabalhos de investigação e conservação em projetos de diversa índole, sempre com quirópteros desde o ano de 2012, atividade que complementa com divulgação e educação ambiental.
Na SECEMU, além da sua incorporação como vogal, integra as Comissões de Eólicos, Fotovoltaicos e de resgate.
Jorge Sereno Cadierno
Jorge é Investigador pré-doutoral no Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos (Ciudad Real). Desde 2018, fez parte de múltiplos projetos de conservação e investigação com morcegos em Salamanca, na Região de Múrcia, em Castela-La Mancha e na Galiza, conciliando estas atividades com ações de divulgação e docência sobre estes animais. De modo geral, interessa-se pela ecologia, conservação e história natural de vertebrados (embora não exclusivamente), colaborando em estudos com diferentes investigadores e entidades.
O Conselho Administrativo da SECEMU foi elegido em Assembleia Geral Extraordinária celebrada no dia 13 de dezembro de 2025. O Conselho Administrativo é formado por 8 pessoas de diferentes zonas da Espanha e Portugal, dos mais variados perfis pessoal e profissional, todos juntos com uma paixão comum por morcegos.